Título: EUA vetam resolução sobre assentamentos judaicos
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/02/2011, Internacional, p. A17

Os Estados Unidos vetaram hoje uma proposta de resolução apresentada perante o Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para denunciar como ilegais os assentamentos judaicos mantidos por Israel na Cisjordânia ocupada e exigir a imediata suspensão das obras nas colônias. Todos os demais 14 integrantes do CS da ONU votaram em favor da proposta de resolução, patrocinada por mais de 130 países.

A embaixadora norte-americana na ONU, Susan Rice, disse "lamentar" a opção pelo veto, mas alegou que a aprovação da medida "encorajaria as partes a ficarem de fora das negociações". Já a delegação palestina na ONU considerou que o veto abala a "credibilidade" de Washington.

Os palestinos têm advertido que não voltarão às negociações de paz com Israel enquanto persistirem as obras em colônias judaicas criadas na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, duas áreas ocupadas por Tel-Aviv e reivindicadas pelos palestinos como parte integrante de um futuro Estado independente e soberano.

O veto contraria a própria posição de Washington com relação aos assentamentos judaicos, mas o governo norte-americano alega que levar o tema ao CS da ONU "apenas atrapalharia" os esforços para destravar as negociações entre israelenses e palestinos.

O veto norte-americano certamente provocará descontentamento entre os árabes. Ao mesmo tempo, uma eventual abstenção teria descontentado Israel, principal aliado dos EUA no Oriente Médio, assim como políticos democratas e republicanos simpáticos ao Estado judeu no Congresso norte-americano. As informações são da Dow Jones.