Título: Protestos no Marrocos deixam 5 mortos
Autor: Netto, Andrei
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/02/2011, Internacional, p. A9

Corpos das vítimas foram encontrados ontem em um banco que foi incendiado na cidade de Al-Hoceima durante manifestações de domingo

Os protestos que juntaram milhares em diversos pontos do Marrocos deixaram cinco mortos na cidade de Al-Hoceima, anunciaram ontem as autoridades do país. Os corpos de cinco manifestantes foram encontrados carbonizados dentro de um banco incendiado durante as manifestações do domingo. A principal reivindicação dos marroquinos é a redução dos poderes do rei Mohamed VI, que governa o país desde julho de 1999.

Zacarías García/EfeConflito. Policiais retiram manifestantes de praça em Rabat; protestos deixaram 128 feridos O editor da revista independente Alucema Press, Yassin Errahmouni, contou ao Estado que, além da agência bancária onde foram encontrados os mortos, também foram incendiados pelo menos outros dois prédios públicos - entre eles uma delegacia -, outros bancos, um carro de polícia e um hotel, que teve seu estoque de bebidas saqueado.

Segundo Errahmouni, pela manhã, muitos habitantes de outras cidades da região do Rif juntaram-se a centenas de manifestantes que haviam tomado a praça central de Al-Hoceima.

"Esperávamos um protesto pacífico. Mas a fúria se estendeu", disse, explicando que a situação ficou fora de controle depois que um grupo irritado com a posição da polícia local começou a apedrejar uma delegacia. Os agentes responderam com golpes de cassetete. Mas, segundo Errahmouni, só se preocuparam em deixar o local. "As forças de segurança desapareceram. Nem os bombeiros eram vistos."

Rabat anunciou que mais de 37 mil participaram dos protestos e 120 foram presos em todo o país. Segundo o governo, 33 prédios públicos, 24 bancos, 50 comércios e 66 veículos foram atacados ou incendiados - e 128 pessoas ficaram feridas.

FICHA TÉCNICA

O MARROCOS

Protestos no país exigem menos poderes ao rei

Rei Mohamed VI

No poder desde 1999

Regime monarquia islâmica

População mais de 34 milhões

Área 458.730 km²

Língua oficial Árabe

Capital Rabat