Título: Forças de Kadafi sitiam cidade perto de Trípoli
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/03/2011, Internacional, p. A10

Militares e mercenários cercam Al-Zawayah, ponto estratégico para que rebeldes possam organizar e lançar um ataque definitivo à capital

Após perder o controle de grandes cidades e vilarejos a oeste e sudoeste de Trípoli, a ditadura de Muamar Kadafi iniciou ontem uma ofensiva com militares e mercenários para tentar reconquistar redutos insurgentes na região do país onde o controle dos rebeldes ainda não é total.

O contra-ataque começou a se desenhar ainda na noite de domingo, quando tropas leais ao regime consolidaram o sítio à cidade de Al-Zawayah, dominada pelos rebeldes. Ontem, em Az-Zinden, Nalut e Dehiba as forças armadas reforçaram suas posições para enfrentar os insurgentes.

A reportagem do Estado - que na edição de hoje não revela sua posição exata por razões de segurança - testemunhou um dos confrontos no deserto a sudoeste de Trípoli, onde um comboio de cerca de 20 veículos militares foi expulso da região por rebeldes.

Além de repelir as tropas oficiais, os rebeldes apreenderam suprimentos e fizeram 12 prisões, de supostos mercenários procedentes de Mali.

Nenhum deles estava ferido e todos foram levados para a cidade de Az-Zinden.

Em cidades vizinhas, entretanto, a sorte dos insurgentes ainda está em jogo.

Em Al-Zawayah, cidade dominada no domingo e ponto estratégico para os rebeldes por estar situada a pouco mais de 30 km de Trípoli, o cerco militar consolidou-se ontem.

As informações sobre o objetivo do sítio, porém, ainda são contraditórias. Alguns rebeldes acreditam que o regime de Kadafi tenta apenas reforçar a proteção a Trípoli. Outros imaginam que uma nova ofensiva sobre a cidade esteja de fato sendo planejada. A estratégia foi usada pelas Forças Armadas em Benghazi, na semana passada. O saldo teria sido de cerca de 2 mil mortes.

Mais ao sul, a cerca de 250 quilômetros, a situação também era de tensão. Segundo informações parciais do início da noite, o Exército reforçava sua posição na fronteira de Dehiba, na Tunísia.

Uma ofensiva com o apoio de forças da cidade de Wazen estaria sendo preparada contra a cidade vizinha de Nalut, onde os insurgentes estão no controle desde o final da semana.

"Estamos enfrentando problemas em Nalut. Kadafi enviou reforços para a fronteira em Dehiba e agora nos pressionam", afirmou um insurgente de Az-Zinden.

Cidade retomada. Em meio a uma operação para não perder mais território para os rebeldes, cerca de 3 mil combatentes leais a Kadafi partiram da fortaleza de Sebha, no deserto, para reforçar a guarnição de Sirte, que é a cidade natal do ditador líbio e fica na metade do caminho entre a capital, Trípoli, e a sede dos insurgentes, Benghazi.