Título: Especialistas sugerem vacinação masculina
Autor: Gonçalves, Alexandre
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/03/2011, Vida, p. A21

O câncer de colo de útero é o segundo mais comum entre as mulheres, com 468 mil novos casos todos os anos no mundo. "Praticamente 100% deles podem ser atribuídos ao HPV", aponta Luisa Villa, do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer.

A pesquisa revela o papel dos homens na epidemia pelo HPV. Luisa afirma que não é possível desprezar os casos de câncer de pênis, de ânus e de orofaringe causados pelo vírus nos homens, mas considera a transmissão para as parceiras o mais grave problema de saúde pública.

"O câncer de pênis ainda é raríssimo", recorda José Eduardo Levi, da USP. "O de colo do útero é o segundo mais prevalente entre as mulheres."

Em outro artigo do The Lancet, Joseph Monsonego, do Instituto do Útero, em Paris, defende a conveniência de se vacinar não só as mulheres, mas também homens contra o HPV. "Preservativos e práticas de sexo seguro possuem pouco valor na prática clínica (para prevenir o HPV). A vacinação protegeria não só os homens, mas também suas parceiras", afirma Monsonego.