Título: Novo dia de fúria reúne dezenas de milhares no Iêmen
Autor: Chacra, Gustavo
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/03/2011, Internacional, p. A9

Manifestantes continuam protestando contra corrupção e desemprego, além de exigir a renúncia[br]do presidente

Dezenas de milhares de manifestantes tomaram as ruas do Iêmen ontem, em um novo "dia de fúria", desta vez dedicado a 24 pessoas mortas em manifestações anteriores contra o presidente Ali Abdullah Saleh, no poder há 32 anos.

Os protestos no país - um dos mais pobres do mundo árabe - começaram há dois meses. As principais reivindicações são o fim da corrupção e do desemprego. Saleh tem se reunido com líderes militares e tribais para reforçar sua base, mas, com escassez de recursos hídricos e petrolíferos, seu governo não tem mais capacidade de comprar apoio.

Ontem, em um discurso, Saleh acusou Israel e os EUA de incitarem a desestabilização no mundo árabe.

O presidente propôs na segunda-feira uma negociação para formar um governo de unidade nacional. Mas a oposição rejeitou a oferta, reforçando a exigência popular de que Saleh renuncie.

Os confrontos são mais violentos na cidade portuária de Áden, no sul do Iêmen, onde manifestantes e policiais entram frequentemente em choque e várias mortes já ocorreram desde janeiro. Na segunda-feira, grupos tribais sequestraram um médico do Usbequistão na região central do Iêmen, onde há presença de separatistas do sul e de militantes da Al-Qaeda. / REUTERS