Título: EUA crescem modestamente, diz Fed
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/03/2011, Economia, p. B9

''Livro bege'' relata que o mercado de trabalho melhorou, embora permaneça fraco, e que as empresas se queixaram de alta dos custos

WASHINGTON

A economia dos EUA cresceu a um ritmo "modesto a moderado" no começo deste ano e as condições do mercado de mão de obra melhoraram, embora permaneçam fracas, enquanto as empresas relataram elevação dos custos. É o que diz o "livro bege" do Federal Reserve norte-americano, o sumário sobre as condições da economia que servirá de base para as decisões de política monetária na próxima reunião do Comitê de Mercado Aberto, em 15 de março.

O documento divulgado ontem foi preparado pelo Fed de Atlanta com base em dados coletados até 18 de fevereiro. Segundo o documento, todos os 12 distritos do Fed relataram expansão na atividade econômica no período da pesquisa.

A atividade industrial mostrou crescimento em todas as regiões, exceto a que é coberta pelo Fed de St. Louis, e as vendas no varejo cresceram em todos os distritos, exceto os de Richmond e Atlanta. Todos os distritos relataram que as vendas de imóveis residenciais e a atividade no setor de construção continuaram fracas, mas alguns distritos relataram crescimento nas vendas de imóveis comerciais.

Empregos. O setor privado dos Estados Unidos criou mais empregos que o esperado em fevereiro, sinal de uma melhora constante no mercado de trabalho antes de dados sobre os postos de trabalho na economia em geral, que serão divulgados amanhã.

Foram criados 217 mil empregos pelo setor privado em fevereiro, segundo um relatório da ADP Employer Services divulgado ontem, superando previsões de 175 mil. Economistas costumam recorrer aos dados da ADP para aprimorar as previsões sobre a geração total de postos de trabalho nos EUA, embora isso nem sempre seja exato.

"Os dados da ADP têm sido tão voláteis em relação aos postos de trabalho da agência de estatísticas nos últimos meses que é improvável que isso altere consideravelmente as previsões para os números de sexta-feira", disse Theodore Littleton, do IFR na Thomson Reuters.

Outros dados mostraram que o número de demissões planejadas nas empresas dos EUA subiu em fevereiro, atingindo o maior nível em 11 meses, /AGENCIAS INTERNACIONAIS