Título: Conflito deverá ficar restrito à faixa costeira
Autor: Marin, Denise Chrispim
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/03/2011, internacional, p. A10

Região litorânea abriga maiores cidades e refinarias; ofensiva de Kadafi ali pode apressar [br]intervenção estrangeira

Dotada de instalações petrolíferas e de cidades-chave, a faixa costeira da Líbia será o centro do conflito entre as forças leais a Muamar Kadafi e as da oposição, enquanto as potências estrangeiras se limitam a observar com ansiedade. Mas, acima de tudo, a sobrevivência de Kadafi continua dependendo da defesa da capital Trípoli - onde se acredita que os protestos nas cidades, e não as forças militares, constituirão a principal ameaça ao seu governo.

"É possível que algumas forças da oposição se desloquem para o oeste a fim de reforçar as defesas e levar a luta até Kadafi", disse John Drake, consultor de risco da empresa AKE, com sede em Londres - que atende a várias companhias petrolíferas na Líbia.

"Mas, em todo caso, acredito que não será uma luta tão intensa. É mais provável que eles queiram lutar para proteger suas próprias cidades do que por algum outro motivo."

A cidade portuária de Brega é estratégica no conflito. Localizada entre a cidade de Sirte, onde Kadafi nasceu - que continua sob o controle do governo -, e o porto de Benghazi na parte oriental, nas mãos da oposição, Brega abriga uma refinaria de petróleo e está encravada nas proximidades de fronteiras étnicas que separam as tribos leais a Kadafi e grupos orientais que se opõem a ele.

"Os combates serão restringidos à costa, e a estrada de Sirte a Benghazi é fundamental", disse Alia Brahimi, pesquisadora da London School of Economics.

Se o conflito se prolongar, as receitas petrolíferas serão indispensáveis para o destino financeiro - e, portanto, militar - de ambas as partes. O que significa que nenhuma delas estará disposta a danificar, por enquanto, a refinaria de Brega, na esperança de utilizá-la no futuro.

Que Kadafi possa se sentir tentado a bombardear as instalações petrolíferas em áreas controladas pela oposição é outra questão, mas se decidir fazê-lo se intensificarão os apelos internacionais para a criação de uma zona de exclusão aérea e uma intervenção militar mais ampla.

Também importante será a disponibilidade de alimentos. As áreas controladas pela oposição no leste do país também poderão buscar suprimentos no Egito, enquanto o bolsão de Trípoli, que Kadafi domina, deverá lutar, principalmente se ele perder a fronteira com a vizinha Tunísia.

O apoio das tropas e da população de Trípoli a Kadafi diminuirá rapidamente se ele não as conseguir alimentar, mas as entidades de ajuda já estudam opções de acesso. Por outro lado, as potências estrangeiras odiarão a ideia de usar a comida como arma. O que quer que aconteça, Kadafi poderá usar os estoques de alimentos que possui a fim de preservar este apoio. / TRADUÇÃO DE ANNA CAPOVILLA - REUTERS