Título: Primeiro-ministro do Egito cede à oposição e renuncia
Autor: Marin, Denise Chrispim
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/03/2011, internacional, p. A10

Ahmed Shafiq havia assumido nos últimos dias de Mubarak no poder; seu sucessor é o ex-ministro Essam Sharaf

O primeiro-ministro do Egito, Ahmed Shafiq, renunciou ontem, cedendo a uma das principais exigências do movimento de oposição egípcio, instalado no quartel-general informal no conjunto de barracas novamente erguido na Praça Tahrir.

O governo militar de transição do Egito, que governa desde a renúncia do presidente Hosni Mubarak, no dia 11 de fevereiro, anunciou a decisão de substituir Shafiq numa página do Facebook. O novo premiê será Essam Sharaf, que foi ministro dos Transportes de 2004 a 2006.

A renúncia de Shafiq foi uma das várias reivindicações feitas aos militares e ocorreu um dia antes de uma grande manifestação programada na Praça Tahrir para exigir a renúncia de todos os ministros da era Mubarak, entre eles Shafiq e o ministro do Exterior, Ahmed Aboul Gheit.

Outras reivindicações que ainda não foram atendidas incluem o fim do estado de emergência que vigora no Egito há décadas, o desmantelamento do temido serviço de segurança do governo e a libertação de prisioneiros políticos encarcerados durante os 30 anos em que Mubarak se manteve no poder.

Shafiq foi nomeado premiê nos últimos dias do ex-presidente à frente do país, depois que foi obrigado pelas manifestações contra o seu governo a demitir todo o gabinete no dia 29 de janeiro.

Muitos manifestantes consideravam Shafiq corrompido por sua associação com o ex-presidente e temiam que Mubarak, que não é visto publicamente nem ouvido desde que deixou a presidência, continuasse governando por meio dele. / DO NYT. TRADUÇÃO ANNA CAPOVILLA