Título: Sob Lula, País cresce quase o dobro da era FHC
Autor: Dantas, Fernando
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/03/2011, Economia, p. B1

Para economista, Lula deu continuidade ao processo de melhora da economia iniciada pela administração tucana

A alta do PIB de 7,5% gerou uma média de crescimento de 4 % nos oito anos do governo Luiz Inácio Lula da Silva (2003 a 2010), marca superior ao crescimento médio de 2,3% na gestão de Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002), segundo o economista da MCM Antônio Madeira.

Do ponto de vista da análise econômica, Madeira disse que não é possível dizer que a era Luiz Inácio Lula da Silva foi melhor para o País do que os oito anos do governo FHC. Ele lembrou que muitas mudanças estruturais foram feitas na gestão tucana, como o saneamento de bancos públicos, a renegociação da dívida dos Estados e a privatização em vários setores.

"O sucesso de Lula foi construído muito por aquilo que ele não fez: ele manteve os princípios básicos da gestão da política econômica da era FHC, como o câmbio flutuante, regime de metas de inflação e redução da dívida pública interna com a geração de superávits primários", disse.

O primeiro mandato de FHC foi marcado pela busca da estabilização da economia. Madeira reconheceu que um dos pontos controvertidos da gestão da política econômica entre 1995 e 1998 foi a adoção do câmbio fixo. Segundo o economista, Lula deu continuidade ao processo de melhora da economia, pois manteve o combate à inflação.