Título: Novo relatório eleva reservas da petroleira HRT
Autor: Mendes, Karla ; Andrade, Renato
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/03/2011, Negocios, p. B9

A petroleira HRT teve um acréscimo de aproximadamente 1,6 bilhão de barris de óleo em suas reservas estimadas. O acréscimo é proveniente de novo relatório da consultoria DeGolyer and MacNaughton, feito sobre as reservas da canadense UNX, que foi adquirida pela HRT na semana passada.

O relatório eleva a projeção do volume estimado para reservatórios localizados na Namíbia, nos quais a UNX detém participação de 40%. No final do ano passado, a HRT havia informado ao mercado um volume de 2.073 bilhões de barris, sendo metade disso nos 21 blocos que possui na Bacia do Solimões. A outra metade era referente à sua participação em blocos na Namíbia.

A aquisição da empresa canadense foi anunciada em 24 de fevereiro, por um valor próximo a R$ 1,3 bilhão. Na ocasião, a empresa brasileira afirmou que a UNX possui boas sinergias com suas operações, já que ambas detêm blocos de exploração da Namíbia. A HRT possui cinco blocos, e a UNX tem direitos de exploração sobre uma área de 51.000 quilômetros quadrados. A petroleira brasileira, comandada pelo geólogo Márcio Mello, abriu seu capital em outubro do ano passado, e levantou R$ 2,6 bilhões.