Título: Crise produzirá 400 mil refugiados, prevê ONU
Autor: Sant'Anna, Lourival
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/03/2011, Internacional, p. A8
A ONU estimou ontem que mais de 200 mil refugiados já deixaram a Líbia desde o início dos confrontos, mas o número total de pessoas que fugirão do país por causa da violência deverá alcançar 400 mil. Além dos refugiados, outras 600 mil pessoas dentro do território líbio precisam de auxílio internacional, afirmou Valerie Amos, secretária-geral adjunta da ONU para Assuntos Humanitários.
Antonio Guterres, chefe do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur), afirmou que serão necessários US$ 160 milhões para atender aos refugiados e aos civis vulneráveis dentro da Líbia - um milhão de pessoas, segundo os cálculos das Nações Unidas. Guterres fez um apelo à "solidariedade internacional" para que a ajuda milionária chegue a tempo.
O chefe do Acnur ainda chamou atenção para as "centenas de milhares" de cidadãos de países subsaarianos que trabalhavam na Líbia e agora não conseguem deixar o país. "Achamos que eles têm medo de se movimentar, pois já foram registrados casos em que alguns desses trabalhadores inocentes acabaram confundidos com mercenários africanos", explicou Guterres. "Vimos muito poucos deles saírem (do país) e por isso pensamos que estão assustados."
Lampedusa. Em meio à onda de protestos e violência no Norte da África, mais de 1.300 refugiados chegaram nos últimos dias à ilha italiana de Lampedusa, ao sul da Sicília, em 14 embarcações, informou a Guarda Costeira. A maioria dos refugiados é de tunisianos. Eles foram levados a um centro de recebimento de refugiados.