Título: Não há brasileiros entre os mortos, diz Itamaraty
Autor: Trevisan, Claudia
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/03/2011, Internacional, p. A20

PEQUIM

O Ministério de Relações Exteriores divulgou nota ontem informando que não tem notícias de mortos ou feridos brasileiros no Japão. Dos cerca de 250 mil brasileiros que vivem no país, apenas 187 estão registrados na Província de Miyagi, onde fica a cidade de Sendai, a mais atingida pelas ondas.

A Embaixada do Brasil em Tóquio e os consulados brasileiros no Japão montaram um esquema de plantão para dar informações a familiares de pessoas que vivem no país. Com o funcionamento dos celulares comprometido, muitos tinham dificuldade para entrar em contato com parentes e amigos.

A diplomata Patrícia Cortês disse que a embaixada já havia respondido cerca de 300 e-mails recebidos do Brasil até as 23h de ontem, horário de Tóquio, e se preparava para abrir outros 500 que acabavam de chegar.

O Consulado Geral em Tóquio tem postado informações no Twitter (@cgtoquio) e está em regime de plantão nos telefones 81 90 6949-5328 (celular) e 81 3 5488-5665 (fixo).

Solidariedade. A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, enviou ontem uma mensagem de solidariedade ao premiê do Japão, Naoto Kan. "Foi com profunda consternação que recebi as notícias das perdas humanas e da destruição causadas pelo forte terremoto e subsequente tsunami", escreveu Dilma. "O governo e o povo brasileiros são tomados hoje pelos mais sinceros sentimentos de pesar e solidariedade diante desta calamidade que atingiu o Japão."