Título: Expostos à radiação recebem duchas e iodo
Autor: Trevisan, Cláudia
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/03/2011, Internacional, p. A8

AFP - O Estado de S.Paulo

Ainda que a exposição maciça à radiação tenha aparentemente sido evitada em Fukushima, gases radioativos escapam para a atmosfera desde sábado. A área de evacuação foi ampliada para um raio de 20 quilômetros.

A nuvem de radiação, que parece caminhar em direção ao Oceano Pacífico, é constituída principalmente de iodo e césio. Esses elementos podem provocar vômitos em até 24 horas a partir do momento da contaminação. A reação varia de acordo com a dose de radiação recebida.

A medula óssea pode ser seriamente afetada, o que exige internação imediata. "Se a quantidade de radiação for muito grande, haverá mortos", afirma Patrick Gourmelon, professor e diretor da seção de radioproteção do homem no Instituto de Radioproteção e Segurança Nuclear (IRSN), na França.

O restante da população sofrerá os efeitos em semanas, meses ou anos: a exposição a elementos radioativos pode provocar câncer no sangue, pulmão e cólon numa gravidade "proporcional à dose recebida", explica Gourmelon. Em contato com a pele, basta tomar uma ducha sem esfregar, evitando que as partículas penetrem no corpo. A medida mais importante, no entanto, é a distribuição de pastilhas de iodo para evitar câncer de tireoide entre crianças, jovens, grávidas e lactantes.