Título: Vulcão no sul do país volta a entrar em erupção
Autor: Trevisan, Cláudia
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/03/2011, Internacional, p. A8

Explosão causa pânico e quebra janelas em um raio de 8 quilômetros da cratera; cinzas atingem 2 mil metros de altura

O vulcão Shinmoedake, na Ilha Kyushu, ao sul do Japão, retomou sua atividade ontem com uma explosão que foi ouvida a quilômetros de distância. Não ficou claro, porém, se a erupção seria ou não consequência do terremoto de 9 graus na escala Richter que provocou o tsunami que devastou o nordeste do país.

De acordo com meteorologistas da agência climática japonesa, pedras e cinzas incandescentes foram expelidas depois de aproximadamente duas semanas de silêncio. O Japão é localizado sobre o chamado Círculo de Fogo do Pacífico, o que explica a frequência de erupções vulcânicas e de terremotos no arquipélago.

O monte Kirishima, onde está localizado o vulcão, fica a cerca de 1,5 mil quilômetros do epicentro do tremor ocorrido na sexta-feira. A erupção de ontem foi considerada a mais forte do Shinmoedake nos últimos 52 anos e causou pânico e destruição, segundo informou o jornal americano Los Angeles Times.

A forte explosão estilhaçou janelas de imóveis e veículos em um raio de 8 quilômetros do vulcão. De acordo com a TV britânica BBC, centenas de moradores deixaram suas casas para fugir dos detritos lançados pela erupção. A coluna de cinzas chegou a atingir mais de 2 mil metros de altura.

A última erupção do Shinmoedake ocorreu em 19 de janeiro, depois de o vulcão ter ficado adormecido por dois anos. Na ocasião, após uma semana de atividade, as plantações em volta da montanha foram cobertas de cinzas.