Título: Idosa é resgatada após 90 horas
Autor: Trevisan, Cláudia
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/03/2011, Internacional, p. A11

- O Estado de S.Paulo Uma idosa de 70 anos foi retirada ontem com vida dos escombros de sua casa na cidade de Otsuchi, na Província de Iwate, ao norte de Miyagi. A força do tsunami havia arrancado a residência de sua fundação e soterrado Sai Abe por mais de 90 horas. Pelo menos 2,7 mil pessoas morreram na região, segundo autoridades locais.

Um filho de Sai Abe havia tentado salvar a mãe, mas não conseguiu retirá-la de sua casa no dia da tragédia. A felicidade dele com o resgate, porém, não foi plena, já que seu pai ainda está desaparecido. "Não consegui carregá-la (a mãe) e ela não conseguiu escapar porque tem problemas nas pernas. Meus sentimentos estão confusos, pois não encontrei meu pai", afirmou Hiromi Abe à TV japonesa.

De acordo com Yuko Kotani, porta-voz do Corpo de Bombeiros da Província de Osaka, que participa do resgate, a idosa apresentava hipotermia e foi levada para um hospital da região. Segundo Kotani, Sai foi atendida em um hospital da cidade vizinha de Kamaishi e não apresentava nenhum ferimento que pusesse sua vida em risco.

As equipes que tentam encontrar sobreviventes informaram que um rapaz na faixa dos 20 anos foi resgatado ontem em Ishimaki, na Província de Miyagi, a mais atingida pela catástrofe no país.

A emissora japonesa NHK mostrou a retirada do jovem dos escombros. "Fui arrastado pela correnteza do tsunami, mas estou bem", disse o rapaz, que não foi identificado na reportagem da TV. / AP