Título: Estudantes voltam para São Paulo
Autor: Trevisan, Cláudia
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/03/2011, Internacional, p. A11

- O Estado de S.Paulo Chegaram ontem à tarde a São Paulo cinco estudantes brasileiros de ascendência japonesa vindos de Tóquio, no Japão. Eles faziam intercâmbio estudantil há um mês. O grupo, que já estudava japonês em São Paulo, viajou para treinar conversação e fazer um exame de proficiência no idioma.

"Eles conseguiram voltar com a ajuda do Consulado do Brasil no Japão", contou a secretária Natália Akemi Ogura, amiga dos estudantes. Segundo ela, os rapazes iriam retornar à capital paulista na sexta-feira, quando ocorreu o terremoto e o tsunami que devastaram o país. "Eles estavam a caminho do aeroporto (no momento da tragédia). Tiveram de retornar ao hotel", contou.

Segundo Natália, as famílias dos cinco jovens estavam apreensivas e queriam que seus filhos saíssem de Tóquio o mais rápido possível com medo da radiação.

"Com os pais, eles falavam por telefone e nós ficamos em contato com eles por meio do Twitter", disse Natália, a quem eles contaram que estavam assustados com os tremores sentidos na capital japonesa. "Eram abalos pequenos, mas para quem não está nem um pouco acostumado com isso, preocupa", considerou. / LUISA ALCALDE, JT