Título: Brasil ganha com terremoto no Japão, diz Lupi
Autor: Rodrigues, Eduardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/03/2011, Economia, p. B8

Os efeitos catastróficos do terremoto que ocorreu no Japão devem ocasionar perdas no curto prazo para as indústrias brasileiras que exportam para o país asiático. Contudo, essas consequências devem ser revertidas, ao longo do tempo, com novas encomendas para a reconstrução das cidades japonesas. Essa, pelo menos, é a avaliação do ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

"O Brasil vai acabar, apesar de não desejarmos essa tragédia para ninguém, não tendo prejuízo, até ganhando com isso. O efeito que pode ocorrer agora em alguns setores pode ser contrabalanceado pelo aumento de encomendas em outros, para a reconstrução do país", afirmou Lupi ontem, ao anunciar os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de fevereiro. "Você perde por um lado, mas aumenta por outro.

O ministro também ressaltou que, como as encomendas são feitas com certa antecedência, o impacto do terremoto deve demorar a chegar às vendas do Brasil. "Além disso, está se injetando muito dinheiro lá, não só pelo Japão, mas também por outros países que estão ajudando", acrescentou Lupi.