Título: Berlusconi falta em julgamento sobre caso de corrupção
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/03/2011, Internacional, p. A19

Primeiro-ministro teria perdido audiência por causa de reunião com o gabinete de governo para discutir a crise na Líbia

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, não compareceu a uma audiência ontem em um tribunal de Milão, onde foi retomado o julgamento por corrupção contra o chefe de governo. Berlusconi é acusado de subornar com US$ 600 mil um advogado britânico, David Mills, para mentir em um outro caso que envolvia seus negócios.

Berlusconi é o homem mais rico da Itália e dono do Mediaset, o maior grupo de televisão privada do país. O advogado do primeiro-ministro, Niccolò Ghedini, disse que ele não compareceu por causa de um encontro do gabinete de governo sobre a Líbia. Ghedini afirmou que Berlusconi comparecerá às próximas audiências "dentro dos limites possíveis".

Na audiência de ontem, um especialista traçou a origem dos US$ 600 mil que o premiê teria pago a Mills, em 1997. Ele ainda é acusado em outros três processos de corrupção.

Berlusconi, de 74 anos, ainda é acusado de ter pago para manter relações sexuais com uma adolescente marroquina, de apelido Ruby. O "Rubygate", como a imprensa italiana vem chamando o caso, vai a julgamento no mês que vem. / AP