Título: Intenção de consumo cresce em todos os itens
Autor: Chiara, Márcia De
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/03/2011, Economia, p. B5

Se depender do ânimo do consumidor, especialmente dos mais pobres, o governo terá de fazer um grande aperto no crédito para esfriar o consumo nos próximos meses. Pesquisa O Observador Brasil 2011, da Cetelem BGN, revela que a intenção de consumo para este ano é a melhor possível para todos os itens, observa Miltonleise Carreiro Filho, vice-presidente da empresa.

Todos os 12 itens de consumo pesquisados registraram crescimento da intenção de compras neste ano na comparação com o anterior, para a média da população. Mas o grande destaque, segundo o executivo, é o aumento de 80% na intenção de compra do ano passado para este ano de carro e moto das classes D/E. Em contrapartida, as classes A/B foram as únicas que se destacaram pelo crescimento na intenção de compra de imóveis neste ano (43%).

Para a média da população, a grande estrela do consumo em 2011 deverá ser mobiliário, com 40% de intenção de compra, e mais uma vez os eletrodomésticos, com 38%. O executivo lembra que esse resultado é coerente como o que vem ocorrendo na economia brasileira nos últimos tempos. Depois da grande venda de imóveis, a população está procurando equipar a casa nova.

A pesquisa, que está na 6ª edição, ouviu 1.500 pessoas com mais de 16 anos de idade, que representam 74% da população. A enquête foi feita em 70 cidades brasileiras com mais de 20 mil habitantes, entre 24 e 31 de dezembro, logo após o governo ter tomado medidas macroprudenciais para esfriar o consumo.

Marcos Etchegoyen, presidente da Cetelem BGN, que tem vários produtos no mercado de crédito, como cartões de crédito e financiamentos ao consumidor, diz que não notou nem em janeiro nem em fevereiro um esfriamento do consumo nas vendas financiadas.

Ele também disse, com base nos resultados da pesquisa, que não notou nenhum dado que indique aumento da inadimplência e risco de calote./M.C.