Título: Governo japonês prepara pacote de ajuda às empresas
Autor: Landim, Raquel
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/03/2011, Economia, p. B16
O governo japonês planeja criar um pacote de financiamentos de cerca de US$ 122 bilhões para ajudar as empresas a se recuperarem dos danos provocados pelo terremoto e o tsunami que devastaram uma parte do país, segundo informações do jornal de economia Nikkei. Na semana passada, as autoridades japonesas já haviam anunciado várias iniciativas para reativar a produção e acalmar os mercados, preocupados com os efeitos da catástrofe sobre a economia do país.
Segundo o jornal, por meio desse pacote, as empresas vão receber empréstimos a taxas mais baixas ou subsídios diretos, que podem ser usados como capital de giro ou para recuperar os estragos provocados pelo desastre. A catástrofe atingiu várias fábricas, incluindo a de grandes produtoras de automóveis, como a Nissan, e de centenas de empresas de menor porte. O corte de energia, provocado pelo desligamento de 11 das 54 usinas nucleares japonesas, também teve efeito direto na produção das fábricas.
O governo japonês ainda não deu uma estimativa de quanto deve ser gasto na recuperação do país. Na semana passado, o banco Goldman Sachs fez uma estimativa de que, para cobrir os estragos provocados pelo terremoto e pelo tsunami, seriam necessário pelo menos US$ 200 bilhões. Ainda de acordo com o Nikkei, as autoridades do país também estão considerando subir os limites de endividamento das grandes empresas em casos de emergência.