Título: Pais se abstém sobre proposta controvertida
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/03/2011, Internacional, p. A12

Embora tenha votado em favor da fiscalização no Irã, o governo brasileiro surpreendeu muitas ONGs de defesa de garantias individuais ao abster-se na votação de uma proposta de resolução apresentada pela Rússia apoiada por China e países árabes - que subordina a questão dos direitos humanos aos "valores e tradições locais". O temor de diversos países é de que isso seja usado como justificativa para admitir mutilação genital e prisão de homossexuais, além de ferir o princípio de universalidade dos Direitos do Homem.

Além do Brasil, outros governos da América Latina também se abstiveram, sob a alegação de que o texto da resolução não era claro.

A missão brasileira na ONU também acusou indiretamente democracias como a dos Estados Unidos de não respeitar a moratória contra a pena de morte e questionou por que outros países não tinham seus casos levados à ONU. O País também votou em favor da resolução apresentada pela União Europeia condenando Coreia do Norte por violações aos direitos humanos. O regime de Mianmar também recebeu voto contrário do Brasil.