Título: Espanha apresenta reformas na cúpula
Autor: Netto, Andrei
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/03/2011, Economia, p. B10
Zapatero vai mostrar aos outros líderes detalhes de ''cerca de uma dúzia'' de novas medidas para reformar a economia LONDRES
A Espanha vai apresentar uma série de novas reformas econômicas na reunião de líderes da União Europeia. O primeiro-ministro da Espanha, José Luís Rodriguez Zapatero, vai mostrar aos outros líderes detalhes de "cerca de uma dúzia" de novas medidas para reformar a economia do país, segundo seu consultor econômico, Javier Valles.
O consultor afirmou que as medidas terão relação com áreas que foram identificadas como prioritárias para os países da zona do euro na reunião de cúpula da UE do início deste mês: competitividade, controle orçamentário, emprego e estabilidade financeira.
Enquanto isso, durante uma conferência em Madri, a ministra de Finanças espanhola, Elena Salgado, afirmou que é muito cedo para avaliar o impacto econômico da renúncia do primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates. O aumento da incerteza política em Portugal deverá levar o país fragilizado fiscalmente a procurar um socorro financeiro internacional e levantou questões sobre se a Espanha, que enfrenta alguns problemas iguais aos do vizinho, será forçada a fazer o mesmo. "Nós temos que continuar cumprindo os nossos compromissos, fortalecendo a nossa economia", disse.
Ontem, a agência de classificação de risco Moody"s cortou o rating de 30 bancos espanhóis de pequeno porte. A agência informou que o rebaixamento reflete as intensas pressões financeiras sobre o crédito soberano da Espanha e o de "muitos" bancos fracos do país. Foram mantidos, entretanto, os ratings dos três maiores bancos espanhóis: Santander, Bilbao Vizcaya Argentaria e La Caixa./ DANIELA MILANESE COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS