Título: É uma pena que o bloco tenha saído dos trilhos
Autor: Palacios, Ariel
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/03/2011, Economia, p. B14

Buenos Aires

ENTREVISTA - Luis Alberto Lacalle, EX-PRESIDENTE DO URUGUAI

O ex-presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle (1990-95), foi um dos "pais fundadores" do Mercosul, com os ex-presidentes Fernando Collor (1990-92), o argentino Carlos Menem (1908-99) e o paraguaio Andrés Rodríguez (1989-92). Lacalle, atualmente senador e o principal líder da oposição em seu país, em entrevista ao Estado por telefone, de Montevidéu, lamentou que o bloco em cuja criação participou tenha "saído dos trilhos".

Qual foi o espírito de criação do Mercosul?

O Mercosul nasceu como uma organização econômica e comercial, e nesse sentido, procurava, mediante o livre trânsito de mercadorias, pessoas e serviços, potencializar as economias dos quatro países, criar bom terreno para investimentos, e também negociar com o resto do mundo com maior força. Mas de lá para cá, as coisas se desvirtuaram.

O que ocorreu?

Lamentavelmente, houve um desvio para o lado político. Isso fica claro com a criação de um Parlamento do bloco, um parlamento que está em meio a uma crise agora.A criação de uma categoria de sociopolítica a favor de Chávez e da Venezuela, entre outros. Isso tudo mostra que os governos estão misturando os fins econômicos e comerciais fins ideológicos.

O Uruguai está preocupado por esses rumos?

O Uruguai tem vizinhos grandes. E a preocupação existe quando esses vizinhos não respeitam as normas do comércio dentro do bloco. Sofremos barreiras alfandegárias (do Brasil), piquetes nas pontes na fronteira (da Argentina). / A.P.