Título: Dilma discute câmbio com empresários da CNI
Autor: Fernandes, Adriana ; Graner, Fábio
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/04/2011, Economia, p. B3

A presidente Dilma Rousseff avalia que é preciso adotar medidas "urgentes" para conter os efeitos da desvalorização do dólar. O relato foi feito pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, que esteve com ela na manhã de ontem no Palácio do Planalto.

Em entrevista após o encontro, Andrade relatou que a presidente "concordou" com pontos de vista da entidade, que propõe medidas de restrição à entrada de recursos para aplicações financeiras no País, como a quarentena e o direcionamento dos investimentos a obras de infraestrutura e ao parque industrial.

Num tom político, Robson Andrade aproveitou para apresentar à presidente pesquisa da CNI/Ibope indicando que 56% das pessoas ouvidas consideram o governo Dilma bom ou ótimo. Na entrevista depois da audiência, ele não evitou falar da pesquisa e da reação da presidente aos números. Andrade, no entanto, repetiu que Dilma e a CNI estavam em sintonia na questão da valorização do real.

O empresário enfatizou que Dilma "está de acordo" em buscar soluções para evitar a perda de competitividade da indústria. Segundo ele, a desvalorização do dólar incentiva a compra de produtos no exterior, por isso é preciso tomar medidas "urgentes" para garantir a competitividade da indústria.

Ele disse que Dilma concordou com a avaliação da CNI de que é preciso ações para garantir que os recursos que entrem no País sejam usados em investimentos na infraestrutura. "O embaixador chinês disse outro dia que falta infraestrutura no Brasil. Como eles têm dinheiro, podem nos ajudar", afirmou, sem deixar de lado a ironia.

Embora tenha feito queixa pela entrada de produtos da China no País, Andrade pediu a ajuda do governo para garantir maior parceria com os chineses.