Título: Crescimento foi surpresa até para especialista
Autor: Rodrigues, Alexandre
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/04/2011, Economia, p. B4
O crescimento da produção industrial em fevereiro, de 1,9%, surpreendeu o economista-chefe da consultoria LCA, Braulio Borges. Ele projetava uma expansão de 1% ante janeiro (com ajuste sazonal) e de 5,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado.
A surpresa decorreu do fato de que, mesmo descontando o efeito calendário, que neste ano transferiu o carnaval de fevereiro para março, a produção ainda supera sua previsão.
A boa notícia, segundo Borges, é que esta expansão não está gerando aumento do Nível de Utilização da Capacidade Instalada. Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o uso da capacidade da indústria recuou em fevereiro pelo terceiro mês consecutivo, voltando para perto dos 84% de fevereiro do ano passado.
"Esse é um ponto relevante para a política monetária", destaca o economista. Segundo ele, o nível está próximo do índice neutro, ou seja, não exerce pressão sobre a inflação. "Acima de 84%, o nível de utilização da capacidade pressiona a inflação, e abaixo disso alivia a pressão sobre os preços", explica o economista.