Título: USP aprova ampliação de bônus no vestibular para alunos da rede pública
Autor: Mandelli, Mariana
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/04/2011, Vida, p. A16

Novo programa de inclusão da Universidade de São Paulo aumenta a bonificação de até 12% para até 15% para quem cursou o ensino médio em escola pública; medida, que diz respeito à nota na primeira fase da Fuvest, valerá já no próximo concurso

A Universidade de São Paulo (USP) aprovou ontem, em seu Conselho de Graduação (CoG), um novo programa de inclusão que aumenta a bonificação para alunos oriundos da rede pública de até 12% para até 15%, mediante o desempenho obtido na primeira fase da Fuvest. A medida valerá para o próximo vestibular.

Para atingir esses 15%, o aluno do 2.º do ensino médio de escola pública que cursou o fundamental na mesma rede deve prestar a primeira etapa do vestibular como "treineiro" - ou seja, sem a possibilidade de efetuar a matrícula - para acumular até 5% de bônus. Só conseguirá esse porcentual máximo quem acertar, das 90 questões da prova, 40 ou mais. Abaixo disso, o bônus será proporcional. Somente por fazer a prova, esse candidato já terá 2% garantidos.

Já no 3.º ano, quando o estudante conclui o ensino médio e, portanto, já pode se matricular na universidade, esse mesmo aluno terá a chance de conseguir até 10% de bônus na prova, se acertar 60 ou mais questões.

Como as modificações começam a valer somente agora, quem está no 3.º ano não terá como fazer o Pasusp no 2.º. Por se tratar de um período de transição, a USP adotará, apenas neste ano, um bônus de 15% para esses alunos. A partir de 2012, passará a vigorar a divisão de 5% no 2.º ano e 10% no 3.º.

Antes dessas mudanças, o estudante que cursou tanto o ensino fundamental quanto o médio na rede pública obtinha até 12% de bônus da seguinte forma: 3% eram "automáticos", somente pelo fato de ser estudante da rede pública; 6% vinham por meio da nota na primeira fase; e os outros 3% pelo desempenho por meio de uma prova aplicada somente aos alunos de 3.º ano, chamada Programa de Avaliação Seriada da USP (Pasusp).

Agora, com as alterações, a USP estende o Pasusp para os alunos do 2.º ano por meio do desempenho na primeira fase da Fuvest, extinguindo, portanto, essa prova. "Desistimos da prova do Pasusp porque achamos que a Fuvest é um desafio para esse estudante. A experiência com os treineiros é bem-sucedida", afirmou a pró-reitora de graduação da universidade, Telma Zorn. Segundo ela, a ideia desse novo projeto de inclusão é mostrar que a universidade existe para os alunos do ensino público. "Precisamos aproximar a USP desses alunos."

Fora do Pasusp. O bônus dos alunos que não participaram do Pasusp também mudou. Esses estudantes são aqueles que terminaram o ensino médio em escola pública ou que estão cursando o 3.º ano na rede pública, mas fizeram o fundamental em colégio particular. Antes, essa bonificação podia chegar a 9% (6% na Fuvest e 3% por ser oriundo de escola pública). Agora, com as mudanças, o bônus chega, no máximo, a 8%, mediante desempenho também na primeira fase da Fuvest.

"Nossa ideia é atingir o aluno que está na escola pública no momento", afirma o professor Mauro Bertotti, coordenador do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp). "Conceder bônus menor para alunos que não fizeram ensino fundamental nessas escolas é uma forma de criar justiça social." Segundo Bertotti, aumentar para 15% o teto do bônus continua assegurando a qualidade dos ingressantes da graduação. "Mesmo subindo para 15%, continuamos assegurando uma média de bônus de 6% a 7%, número que mantém a qualidade do ingressante", afirma.

Quanto à ampliação do Pasusp para o 1.º ano do ensino médio, a universidade afirma que a intenção existe, mas depende dos resultados da experiência com o 2.º. "Espero que no ano que vem tenhamos o Pasusp para o 1.º", afirmou Telma.

Treineiros. Na reunião do Conselho de Graduação também foi aprovada a autenticação das informações prestadas na inscrição do vestibular, com o objetivo de identificar os alunos sem ensino médio completo que se inscrevem em carreiras específicas - e não como "treineiros".

As outras cinco propostas de alterações no vestibular não foram votadas (mais informações nesta página). Segundo a pró-reitora de graduação, para valer para este ano, essas medidas devem ser aprovadas até o fim de abril pelo conselho.

COMO OBTER A BONIFICAÇÃO

Alunos do 2º ano Quem estiver cursando o 2º ano do ensino médio em escola pública e tiver frequentado o fundamental na mesma rede poderá fazer a 1ª fase da Fuvest para conseguir até 5% de bônus. O estudante "guarda" essa bonificação, que é cumulativa.

Alunos do 3º ano Quem fez o Pasusp no 2º ano vai fazer novamente no 3º, quando poderá conseguir até 10% - somando, assim, 15% de bônus.

Alunos formados Quem está no 3º ano de uma escola pública ou acabou o ensino médio na mesma rede, mas fez o fundamental num colégio particular, também terá bônus. O acréscimo será de até 8%, também na 1ª fase da Fuvest.