Título: Israel exige que relatório da ONU seja anulado
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/04/2011, Internacional, p. A13

Israel exigiu ontem a anulação do relatório de Richard Goldstone, que acusa o país de "crimes de guerra" durante a ofensiva contra a Faixa de Gaza, em dezembro de 2008 e janeiro de 2009. "Peço à ONU que anule imediatamente o relatório Goldstone. É preciso jogar esse relatório na lixo da história", disse o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu.

Em artigo publicado no sábado no jornal "Washington Post", Goldstone considerou que seu relatório teria sido "diferente" se tivesse sido feito hoje. De acordo com Netanyahu, no artigo, Goldstone teria confirmado que Israel disse a verdade.

"Nós nunca atacamos civis de forma deliberada e nossas instâncias de controle estão no nível dos critérios internacionais mais altos, enquanto que o Hamas (no poder em Gaza) não verificou nada enquanto disparava (foguetes) para matar civis."

O premiê prometeu ainda uma ofensiva diplomática para anular o relatório. O ministro da Defensa, Ehud Barack, pediu que Goldstone "publique suas conclusões verdadeiras" e não se contente com um simples artigo. / REUTERS