Título: 23% da frota já tem freios ABS e 20% tem airbag
Autor: Silva, Cleide
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/04/2011, Economia, p. B12

Atualmente, cerca de 23% dos veículos novos estão sendo vendidos no País com ABS. Nos modelos populares, o índice é inferior a 4%. Já o airbag equipa cerca de 20% dos veículos, segundo as empresas. Estudo do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) indica que quase 500 vidas podem ser salvas ao ano em acidentes só com o uso de airbags.

André Horta, analista de segurança viária do Cesvi, lembra que o airbag não elimina a necessidade do uso do cinto de segurança. Segundo ele, estudos internacionais indicam que, em acidentes potencialmente fatais, há 45% de chances de o condutor sobreviver se estiver usando o cinto, porcentual que sobe para 51% se o carro também tiver airbag.

O último estudo feito pela CET em 2008 concluiu que 75% dos motoristas brasileiros usam cinto dianteiro na cidade e 82% na estrada. "Se esse índice fosse de 92% (ou 10% a mais), significaria 1,6 mil vidas preservadas por ano", informa Horta.

Em mercados mais maduros, como Europa, EUA e Japão, e mesmo nos modelos de luxo importados pelo Brasil, há carros com até sete airbags, inclusive nas laterais e no teto. Em breve, alguns automóveis terão também airbag externo, para diminuir o impacto contra o pedestre em casos de atropelamento. A obrigatoriedade da instalação de ABS e do airbag nos carros brasileiros é uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de abril de 2009, que estabeleceu cronograma para a instalação a partir de 2010.