Título: Cantor vence eleição presidencial no Haiti
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/04/2011, Internacional, p. A15

Segundo dados preliminares, Michel Martelly leva maioria dos votos no 2º turno; derrotada questiona neutralidade da comissão eleitoral

Swoan Parker/Reuters-20/3/2011Vitória. Martelly (C) em Porto Príncipe: críticas a Préval O cantor Michel Martelly deve ser o próximo presidente haitiano, revelaram ontem funcionários do Conselho Eleitoral Provisório (CEP) do Haiti. O porta-voz do CEP, Pierre Thibault, disse que, segundo dados preliminares, Martelly obteve 67,5% dos votos no segundo turno e sua concorrente, a ex-primeira-dama Mirlande Manigat, 31,7%.

Manigat imediatamente levantou dúvidas sobre a neutralidade do CEP. Segundo ela, o presidente do conselho, Gaillot Dorsainvil, influiu no processo em favor de Martelly. Temendo violência, tropas de paz da ONU reforçaram a segurança nas ruas.

O anúncio de ontem faz parte da primeira etapa da apuração da eleição haitiana. Agora, a candidata derrotada deverá apresentar suas queixas à comissão eleitoral, que tem até o dia 16 para se pronunciar definitivamente.

Novato na política, Martelly ganhou fama no Haiti como cantor de kompas, ritmo dançante caribenho, e é um duro crítico do atual presidente, René Préval. Com propostas vagas, ele promete "inspirar" haitianos para a reconstrução do país e incentivar a iniciativa privada. Martelly tem forte apoio da diáspora haitiana nos EUA, incluindo do rapper Wyclef Jean, adorado no Haiti, mas impedido de concorrer nas eleições por não ter residido no país por tempo suficiente.

Martelly atraiu o voto jovem, vinculando sua rival à "velha guarda" e adotando o discurso da mudança. Teme-se que a polêmica em torno do resultado volte a provocar violência. / REUTERS