Título: O tempo parece estar ao lado dos que lutam contra Kadafi
Autor: Netto, Andrei
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/04/2011, Internaconal, p. A16

Embora as opiniões dos especialistas estejam nitidamente divididas, é possível que o tempo favoreça os rebeldes líbios. "Uma guerra prolongada poderá mudar o modo de pensar dos partidários do regime, que passariam a considerar o ditador Muamar Kadafi mais como um problema do que uma solução", disse o brigadeiro Benjamin Barry, do Exército da Grã-Bretanha, especialista do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, de Londres.

Até o momento, o tempo tem ajudado o governo rebelde a recuperar o terreno perdido no campo de batalha em razão dos ataques aéreos da Otan e, segundo representantes de governos americano e europeus, graças aos esforços de instrutores ocidentais clandestinos. A decisão da França e da Itália de reconhecer o governo interino da oposição, em Benghazi, prepara terreno para a possível exportação de armas sem violar as sanções da ONU impostas ao regime de Kadafi.

O tempo também poderá ajudar os rebeldes em termos políticos. O fortalecimento das experiências democráticas na vizinha Tunísia e no Egito, países favoráveis à causa dos rebeldes, poderá ajudar a derrubar um regime que se destaca como uma anomalia em uma região que anseia por reformas democráticas.

E, apesar de sua aparente vitalidade no campo de batalha, o regime de Kadafi ainda precisa fazer frente às rigorosas sanções da ONU, que começaram a estrangular sua economia e a impedir que ele volte a se armar. / TRADUÇÃO ANNA CAPOVILLA

É REPÓRTER DO "LOS ANGELES TIMES"