Título: Comércio global vai recuar este ano, diz OMC
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/04/2011, Economia, p. B7

Depois de uma expansão recorde de 14,5% em 2010, o comércio global será afetado por forte desaceleração neste ano. A previsão da Organização Mundial do Comércio (OMC) é de que o aumento nos fluxos de comércio seja de 6,5%. Incertezas com a situação no Japão, as revoltas no mundo árabe e o desemprego nos países ricos podem afetar o cenário em 2011.

Em 2009, a crise fez com que o comércio mundial tivesse a pior queda em 70 anos. A quebra de bancos paralisou os créditos para exportação. Como resultado, as exportações caíram 12%.

Agora, a OMC admite que "o forte aumento do volume de negócios ano passado permitiu ao comércio mundial recuperar o nível de antes da crise". Para o diretor da entidade, Pascal Lamy, "o comércio teve seu papel reafirmado na recuperação da economia mundial, apesar da pressão protecionista".

"As economias permaneceram abertas e o protecionismo foi a único catástrofe que conseguimos evitar", disse o diretor da OMC, indicando a expansão de 17% no comércio dos emergentes e 13% nos desenvolvidos.

Parte da recuperação de 2010, porém, ocorreu graças aos emergentes, que atingiram participação recorde. No ano passado foram pela primeira vez responsáveis por 45% de todas as exportações do planeta. Nunca os países ricos tiveram margem tão pequena no comércio como hoje.

O ano terminou com a China liderando o ranking de países exportadores, com alta de 28% e vendas totais de US$ 1,5 trilhão. Isso significa 10% de tudo o que o mundo vende. Com 8,4% do comércio mundial, os EUA vêm na segunda posição e superaram a Alemanha. O Brasil é o 22.º.