Título: Governo federal decide privatizar o IRB
Autor: Veríssimo, Renata
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/04/2011, Economia, p. B13

Brasília

O governo decidiu privatizar o Instituto de Resseguros do Brasil (IRB-Brasil Re), a maior resseguradora da América Latina. A transformação do IRB em empresa privada deve ocorrer por meio de um aumento de capital dos atuais sócios privados, diluindo a participação do governo no IRB e o tornando sócio minoritário.

O Banco do Brasil passará a ser o maior acionista individual do IRB, por meio da transferência das ações da União. O BB e a União devem ficar com 49,9% das ações, informou ao Estado o presidente do IRB, Leonardo Paixão.

Uma resolução do Conselho Nacional de Desestatização (CND), publicada ontem no Diário Oficial da União, estabeleceu que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será o gestor do processo. O banco realizará licitação para selecionar e contratar serviços de avaliação econômico-financeira e patrimonial, de assessoria jurídica e de auditoria do processo de desestatização.

A privatização do IRB-Brasil já foi discutida no fim dos anos 90, mas o processo foi suspenso em julho de 2000. Paixão disse que o atual modelo de desestatização é totalmente diferente. Ele lembrou que o modelo de privatização previsto nos anos 90 era o de venda da resseguradora para quem pagasse o melhor preço.

"A reestruturação societária que será promovida visa a fortalecer a empresa, colocando o Banco do Brasil no quadro de acionistas", afirmou. Hoje a União tem 50% das ações e o restante está nas mãos de instituições privadas, como Bradesco e Itaú.

"Não há o objetivo de fazer caixa. Esse novo desenho jurídico dá liberdade ao IRB de atuação como qualquer outra seguradora, sem as amarras de uma estatal."

O resseguro é feito em todo o mundo, como forma de mitigar o risco dos seguros, preservar a estabilidade das companhias seguradoras e garantir a liquidação do sinistro. Como o nome sugere, resseguro é o seguro do seguro. Quando uma companhia assume um contrato de seguro superior à sua capacidade financeira, necessita repassar esse risco, ou parte dele, a uma resseguradora.

O que é resseguro? De forma sintética, pode-se dizer que o resseguro é o seguro do seguro. Em geral, é acionado quando uma seguradora torna-se responsável por cobrir danos de empreendimentos vultosos.