Título: Embraer fecha acordos para novo avião militar
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/04/2011, Negócios, p. B17

Empresas da Argentina e da República Checa vão fornecer peças para o KC-390, avião de transporte desenvolvido pela fabricante brasileira

- O Estado de S.Paulo

RIO

A Embraer anunciou ontem que a Argentina fornecerá spoilers e outros componentes do avião cargueiro KC-390, que a empresa brasileira está desenvolvendo. A República Checa vai fornecer as aeroestruturas para o mesmo avião.

"Esses acordos são muito importantes para a expansão do KC-390 pelo mundo", disse o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Luiz Carlos Aguiar, em entrevista durante a LAAD, maior feira de defesa da América Latina. "À medida que a gente vai fazendo essas parcerias, a gente também vai aumentando o nível de compromisso dos respectivos países para se tornarem clientes da Embraer, do KC-390."

A Argentina manifestou anteriormente a intenção de comprar seis unidades do KC-390 e a República Checa, outros dois aviões. Segundo Aguiar, após a assinatura da parceria de produção, as intenções passaram a ser "quase compromissos" de aquisição da aeronave.

A Embraer já tem assinadas cartas de intenções para a venda de 60 unidades do KC-390, sendo 28 delas para a Força Aérea Brasileira (FAB). De acordo com Aguiar, ainda não há uma previsão para a assinatura do primeiro contrato definitivo de venda. "No final do ano devemos ter a definição da aeronave... Vamos ter todos os componentes, todas as variáveis para fazermos o preço e as condições de mercado dessa aeronave. A partir daí e ir à luta, ir vender o avião.". A companhia espera para 2014 a certificação do KC-390 e sua entrada em operação para 2016.

Acordos. A Embraer Segurança e Defesa assinou ontem contrato de parceria com a empresa argentina FAdeA, que será responsável pela produção de spoilers - superfícies móveis de controle de sustentação na asa - e portas do trem de pouso, entre outras peças do KC-390.

A empresa brasileira também chegou a um acordo para que a Aero Vodochody, maior fabricante aeroespacial da República Checa, produza parte da fuselagem traseira, portas para paraquedistas e tripulação, porta de emergência e escotilhas, rampa de carga e bordo de ataque fixo para os protótipos do KC-390 e aviões da produção seriada.

A Aero Vodochody, segundo comunicado, se juntará ao programa de desenvolvimento do cargueiro, participando da fase de definição conjunta. A empresa checa já trabalha com a Embraer na aviação comercial, tendo produzido componentes para a família de jatos civis para entre 70 e 118 passageiros produzidos no Brasil.

Com o KC-390, a Embraer quer um terço do mercado global de cargueiros estimado, em 700 unidades em 15 anos, o que significaria receita de US$ 18 bilhões para a fabricante brasileira.

Os acordos anunciados ontem são desdobramentos de memorandos assinados em setembro passado com a República Checa e em outubro com a Argentina, prevendo a participação dos países no projeto do KC-390. / REUTERS

Parceria

LUIZ CARLOS AGUIAR PRESIDENTE DA EMBRAER DEFESA E SEGURANÇA

"Esses acordos são muito importantes para a expansão do KC-390 pelo mundo. À medida que a gente vai fazendo essas parcerias, a gente também vai aumentando o nível de compromisso dos respectivos países para se tornarem clientes da Embraer, do KC-390."