Título: Países do Brics vão financiar investimentos com moeda local
Autor: Trevisan, Cláudia
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/04/2011, Economia, p. B7

Atualmente, somente o BNDES concede empréstimos para empresas estrangeiras que atuam no Brasil

Os bancos de desenvolvimentos dos cinco países que compõem o Brics decidiram ontem criar mecanismos para permitir o financiamento em moeda local a investimentos realizados por suas empresas nos outros países do bloco. Atualmente, só o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) concede empréstimos a empresas estrangeiras que atuam no Brasil.

Quando empresas brasileiras investem em outros países do Brics, as possibilidades de obtenção de crédito dos bancos de desenvolvimento locais são restritas. "Nós precisamos construir reciprocidade, de tal maneira que na expansão de empresas brasileiras no exterior elas possam receber o suporte dos bancos de desenvolvimento dessas economias", disse o presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

As instituições terão que realizar uma série de reuniões técnicas para montagem de um arcabouço institucional que permita a implantação da decisão. O objetivo é ampliar os investimentos entre Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul, os cinco países que integram o clube das grandes nações em desenvolvimento. Os russos já manifestaram a Coutinho o desejo de ter uma fábrica da Embraer no país.

De acordo com o presidente do BNDES, no caso do Brasil, os setores prioritários para concessão de crédito são os ligados à indústria, que agregam valor e tecnologia. O mecanismo de cooperação incluiria ainda o financiamento aos custos locais dos projetos desenvolvidos por construtoras brasileiras em outros países.

Atualmente, o BNDES concede crédito apenas para a exportação de bens e serviços e existem dificuldades para obtenção de empréstimo junto aos bancos de fomento locais.

Coutinho disse que os cinco países poderão definir projetos de interesse comum, que receberiam empréstimos de mais um dos bancos de desenvolvimento. Outra proposta em discussão é o apoio ao investimento de pequenas empresas nos países do Brics, por meio da troca entre os bancos de análise de risco ou garantias para os financiamentos.

Dos cinco bancos, o BNDES é o que está em estágio mais avançado na concessão de crédito a empresas estrangeiras dentro do Brasil. Após concluir o processo de criação de sua subsidiária internacional, a instituição poderá financiar companhias estrangeiras em moeda local fora do Brasil, disse Coutinho.

A questão da subvalorização da moeda chinesa e da sobrevalorização do real não entrou na pauta do Brics. Perguntado como via o patamar depreciado do yuan, Coutinho evitou críticas. "O Brasil tem que cuidar de si próprio e não depender de outros."