Título: 70% do mercado espera alta da Selic para 12,25%
Autor: Fernandes, Adriana
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/04/2011, Economia, p. B5

A taxa Selic, juro básico de referência da economia do País, deverá ser aumentada em 0,50 ponto porcentual pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), na próxima quarta-feira, de atuais 11,75% ao ano para 12,25%. É o que esperam 49 de 70 instituições do mercado financeiro consultadas pelo serviço AE Projeções, da "Agência Estado", ou seja 70% do total. A pesquisa foi feita antes de o presidente do BC, Alexandre Tombini, indicar, na sexta-feira, novo aumento na taxa de juros.

No levantamento, chama a atenção, no entanto, as 20 instituições, ou 28,57% do total pesquisado, que trabalham com uma alta de 0,25 ponto porcentual da taxa, para 12% ao ano.

O Banco Santander é a única instituição a contemplar estabilidade da taxa nominal de juros. Levantamento preliminar feito com 35 casas na segunda-feira já mostrava que 12 destas instituições trabalhavam com um aumento de 0,25 pp da Selic, o que indicava a falta de consenso no mercado em relação ao que o BC irá fazer com a Selic. A última vez que o mercado fechou consenso em torno de uma alta da Selic foi em outubro do ano passado.

Naquele momento, era unânime entre os analistas a expectativa de que o Copom manteria a taxa parada em 10,75% ao ano, o que foi confirmado pelo comitê.