Título: Economia se recupera sem criar empregos, diz diretor da OIT
Autor: Kuntz, Rolf
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/04/2011, Economia, p. B9

No ano passado, foram registrados 205 milhões de desempregados no mundo, 30 milhões a mais do que em 2007

O número de desempregados chegou a 205 milhões em todo o mundo em 2010, cerca de 30 milhões acima do estimado em 2007, e dificilmente se voltará à situação anterior à crise em curto prazo, disse ontem o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Juan Somavia, na reunião do Comitê Monetário e Financeiro do Fundo Monetário Internacional.

Cerca de 1,2 bilhão de trabalhadores, 39% da força global de trabalho, vivem agora com menos de US$ 2 diários por pessoa. "Muitas economias não estão gerando oportunidades de emprego decente suficientes para absorver a população em idade de trabalho e para reduzir a pobreza", acrescentou Somavia.

Os indicadores macroeconômicos melhoram, mas não são acompanhados de maiores oportunidades de trabalho, nem de salários melhores, disse o diretor da OIT, expressando preocupação manifestada no começo da semana pelo diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn. Não se poderá falar em superação da crise, segundo Strauss-Kahn, enquanto não se normalizarem as condições de emprego.

Para produzir um crescimento mais igualitário, os governos terão de incluir metas de criação de empregos nas políticas macroeconômicas, disse Somavia.

O diretor da OIT lembrou o déficit de empregos como um dos problemas graves do Egito e de outros países da região onde também ocorreram manifestações populares de insatisfação. A criação de empregos será no entanto retardada, segundo o diretor do FMI, enquanto os governos não conseguirem avançar na reforma do sistema financeiro e no restabelecimento da confiança ao retorno dos investimentos e da expansão do consumo.