Título: Para ex-diretor da ANAC, legislação está ultrapassada
Autor: Monteiro, Tânia
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/05/2011, Economia, p. B1

O ex-diretor do Departamento de Aviação Civil da Aeronáutica, brigadeiro Venâncio Grossi, considera "ultrapassada" a atual legislação.

Ele lembra que a lei foi feita quando os aviões exigiam um desgaste maior dos pilotos para pousos e decolagens pois não havia equipamentos que os auxiliassem na navegação aérea.

Com o número de voos cada vez maior, faltam aeronaves para socorrer as conexões atrasadas - que se acumulam e se transformam em horas de espera e revolta entre os passageiros.

Esses problemas esgotam o limite da jornada de pilotos e comissários, obrigando os aviões a ficar parados nos pátios dos aeroportos à espera de tripulações que cheguem com horas ainda por voar e "crédito" de pousos.

Folgas. As grandes empresas, como TAM e Gol, conseguem controlar as reclamações das tripulações e transformar em folgas os horários trabalhados a mais. O problema é mais grave para as menores.

Na semana passada, a Anac promoveu no Rio um seminário sobre "Fadiga Humana na Aviação". O objetivo era discutir a segurança operacional.

David da Costa Faria, superintendente de Segurança Operacional da Anac, que participou do encontro, disse que a Agência não está estudando redução ou ampliação de carga horária de aeronautas.

"Não cabe a nós mexer nisso", afirmou Faria.