Título: O esconderijo perfeito: ao lado do inimigo
Autor: Marin, Denise Chrispim
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/05/2011, Internacional, p. A12

Moradores de Bilal Town ficam surpresos ao descobrir que viviam perto de Bin Laden, que havia escolhido uma área militarizada para se esconder

Os moradores locais ainda têm dificuldade em acreditar naquilo que ocorreu aqui em Bilal Town - um distrito altamente militarizado de Abbottabad onde o Exército mantém uma academia militar, os alojamentos dos soldados são dispostos sobre campos verdes e as patrulhas da polícia militar paquistanesa são constantes. Mas, de todos os lugares do mundo, foi aqui, à 1h30 , que Osama bin Laden, o homem mais procurado do mundo, foi encontrado e morto.

"Simplesmente não consigo acreditar", disse Jehangir Khan, morador de Bilal Town. "Como ele poderia se esconder nesta cidade, onde o aparato de segurança é tão ostensivo?", perguntou o empresário. Como muitos outros moradores, ele foi acordado durante a noite por uma forte explosão. "Ficamos muito assustados, nunca houve ataques terroristas em Abbottabad", disse o estudante Saifullah. Ele subiu no telhado da casa de seus pais e viu "dois ou três helicópteros" e ouviu um tiroteio.

Veja também: Paquistão nega que soubesse de paradeiro de Bin Laden 'Morte não põe fim à guerra ao terror' EUA entram em estado de alerta Al-Qaeda já agia sem comando de Bin Laden A repercussão do assassinato pelo mundo Família de Bin Laden lamenta a morte, mas também sente alívio Países europeus ampliam vigilância interna e externa ÍNTEGRA: o discurso de Barack Obama DE CABUL: Acompanhe Adriana Carranca ESTADÃO ESPN: Ouça os correspondentes ESPECIAL: Passo a passo da caçada a Bin Laden ARQUIVO: O mensageiro do terror

O ataque americano ocorreu após meses de planejamento e um intenso trabalho de coleta de informações. Inadvertidamente, um mensageiro de Bin Laden levou os especialistas em segurança ao esconderijo do líder terrorista - o homem já era vigiado havia algum tempo. Os prisioneiros de Guantánamo já o tinham identificado como um protegido de Khalid Sheikh Mohammed - suspeito de ser o principal planejador dos ataques de 11/9 - e disseram que ele seria um dos poucos mensageiros de confiança de Bin Laden. Os prisioneiros indicaram também que o homem morava com Bin Laden e possivelmente atuaria como seu guarda-costas. Eles também revelaram seu codinome.

Foram necessários quatro anos para que os agentes americanos determinassem a identidade do mensageiro. Dois anos atrás, eles conseguiram identificar as regiões do Paquistão nas quais o mensageiro operava com o irmão. Mas ainda não se sabia ao certo onde eles moravam - graças às meticulosas precauções de segurança adotadas pela dupla. Com efeito, o grande cuidado tomado por eles foi fundamental para "reforçar a crença de que estávamos seguindo a pista certa", disse um funcionário do alto escalão da Casa Branca.

De acordo com as informações divulgadas sobre a operação, o grande avanço ocorreu em agosto, quando os agentes americanos descobriram a localização do lar dos irmãos, nos subúrbios de Abbottabad, a apenas 60 quilômetros ao norte da capital paquistanesa, Islamabad.

"Quando vimos o complexo, ficamos chocados: tratava-se de uma estrutura única", disse o funcionário, segundo reportagens publicadas na mídia.

O complexo inclui vários edifícios num mesmo terreno de grandes proporções, e foi erguido há apenas seis anos. Os agentes americanos consideram a hipótese de a fortaleza ter sido construída especialmente para abrigar Bin Laden.

O complexo é cercado por muros de até 5,5 metros com arame farpado nas extremidades. Há apenas duas entradas, e ambas são fortemente vigiadas. Os residentes tinham o hábito de queimar o lixo, provavelmente com o objetivo de evitar o vazamento de pistas.

Os vizinhos descrevem o complexo no qual Bin Laden morava como uma "propriedade luxuosa, contendo uma mansão de dois andares", localizada nos limites de Bilal Town. "Ninguém conseguia ver o que ocorria lá dentro por causa dos altos muros que cercam o terreno", disse um vizinho, que preferiu não se identificar. Outros vizinhos disseram que a residência pertence a um "próspero empresário do ramo dos transportes", que mora fora de Abbottabad. "Todos sabem que esta é a casa de um homem rico", disse um vizinho.

Na manhã de segunda feira, a área do ataque ainda estava isolada enquanto um número cada vez maior de jornalistas e curiosos rumava para o local. Soldados e policiais militares estavam tensos.

"Esta é uma área restrita", gritou um capitão da polícia. "É proibido tirar fotos." Ele, então, apontou para uma grande placa vermelha onde estava escrito: "Área Restrita". Ao lado da placa havia uma outra, verde, na qual lia-se: "Orgulho do Paquistão".

Mas como é possível que o chefe da Al-Qaeda, Osama bin Laden, tenha encontrado um santuário seguro a menos de 1km de uma academia militar? "Não temos nada a comentar a respeito disso", disse o capitão aos repórteres. Naquele momento, um trator passou pelo grupo, transportando uma caçamba com um objeto do tamanho de uma casa coberto com uma lona preta, tirado do local do ataque - provavelmente um helicóptero destruído. As equipes de filmagem logo começaram a fazer imagens - e os soldados gritaram e começaram a confiscar suas câmeras.

"Na verdade, o local é perfeito para um esconderijo de Bin Laden", disse um segundo soldado, discretamente. "Quem teria desconfiado que ele estava bem aqui?" / TRADUÇÃO DE AUGUSTO CALIL