Título: EUA processam banco em US$ 1 BI
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/05/2011, Economia, p. B12

Segundo o Departamento de Justiça americano, o Deutsche Bank é acusado de fraude hipotecária

Shannon Stapleton/ReutersPrejuízo. Cerca de 3 mil hipotecas irregulares foram aprovadas, diz Justiça americana O Departamento de Justiça dos Estados Unidos informou ontem que está processando em US$ 1 bilhão o Deutsche Bank por fraude hipotecária. De acordo com o órgão, o banco alemão mentiu várias vezes para conseguir benefícios de um programa governamental que assegurava hipotecas.

A MortgageIT é uma filial do banco alemão nos EUA e emprega cerca de 2 mil pessoas em 50 Estados americanos. As autoridades acreditam que três mil hipotecas irregulares foram aprovadas pela organização.

O Deutsche Bank e a sua subsidiária MortgageIT "mentiram reiteradamente com o objetivo de serem incluídos no programa governamental destinado a selecionar hipotecas que seriam garantidas pelo governo", informou o texto da ação.

"Enquanto o Deutsche Bank e a MortgageIT se beneficiaram com a revenda das hipotecas garantidas pelo governo, milhares de americanos enfrentaram o despejo, obrigando o governo a pagar milhões de dólares em seguro", informou outro trecho da ação.

Como consequência, as autoridades americanas querem ser "indenizadas com a perda ocorrida" em relação ao programa de garantias governamentais ao permitir empréstimos para famílias mais modestas.

A porta-voz do Deutsche Bank, Renee Calabro, informou que o banco está examinando a denúncia. "Cremos que as acusações são irracionais e injustas", afirmou.

Desde o último trimestre do ano passado, o Departamento de Justiça investiga bancos suspeitos de usarem falsos documentos para a execução de hipotecas. /AGÊNCIAS INTERNACIONAIS