Título: Washington e Islamabad trocam críticas veladas
Autor: Marin, Denise Chrispim
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/05/2011, Internacional, p. A14

Apesar da suspeita de que setores do Paquistão protegeram Bin Laden, EUA ainda dependem da boa vontade do aliado

Os militares paquistaneses e seu serviço de inteligência sofreram um duro golpe com a descoberta de Osama bin Laden a quilômetros de Islamabad. A operação dos comandos americanos desencadeou uma série de especulações sobre como o líder da Al-Qaeda conseguiu se esconder debaixo do nariz das forças paquistanesas numa cidade pequena que abriga instalações militares.

Aamir Qureshi/AFPCenário. Forças de segurança paquistanesas posicionam-se diante do complexo onde Bin Laden foi morto, em Abbottabad Na segunda-feira, ficou claro que as Forças Armadas do Paquistão estavam em choque e no ápice do embaraço. Islamabad demorou a divulgar uma declaração oficial, em um gesto evidentemente calculado para recompor sua dignidade em um momento de abalo nas relações com os EUA.

No entanto, a preocupação de Washington com Islamabad - país que tem a bomba atômica e uma crescente insurgência - vai muito além de Bin Laden, por maior que fosse a sua importância, e as autoridades de ambos os lados deverão procurar evitar a hostilidade. Acima de tudo, os EUA gostariam da cooperação paquistanesa na luta contra o terrorismo e para pôr fim à guerra no Afeganistão.

As autoridades americanas não chegaram a acusar o Paquistão de abrigar Bin Laden, mas sugeriram que seriam bem-vindas respostas sobre a extensão da rede no Paquistão - que permitiu ao líder da Al-Qaeda viver e se esconder no país com aparente conforto por tanto tempo.

"É inconcebível que Bin Laden não tivesse um sistema de apoio no país que lhe permitiu permanecer por um longo período de tempo", disse John Brennan, assessor de contraterrorismo da Casa Branca. "Não pretendo especular sobre o tipo de apoio que ele pode ter recebido oficialmente no Paquistão", acrescentou. "Estamos falando com os paquistaneses."

Em uma reunião no Pentágono, na segunda-feira, um funcionário de alto escalão disse: "Não temos nenhuma indicação de que os paquistaneses soubessem que Bin Laden morava no complexo de Abbottabad."

Um ex-funcionário da CIA. que acompanhou de perto a caçada a Bin Laden, disse não ter ouvido falar de nenhuma evidência de que Bin Laden tivesse a proteção do ISI, o serviço secreto paquistanês. Ele considerou prematuras as especulações a respeito. "Ficaria muito surpreso se ele estivesse sob a proteção do ISI", disse o ex-funcionário. Para ele, o ISI, provavelmente, conhecia a identidade do proprietário do grande complexo onde Bin Laden foi descoberto, mas não que ele estivesse escondido lá. Ele disse que muitos paquistaneses religiosos têm uma percepção favorável em relação ao terrorista saudita.

No entanto, outros se mostram profundamente céticos, destacando o fato de Bin Laden estar escondido praticamente ao lado de uma academia militar. / TRADUÇÃO ANNA CAPOVILLA