Título: Obama reúne-se com unidade que matou Bin Laden
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/05/2011, Internacional, p. A10

Em encontro longe da imprensa, presidente agradece a militares das forças especiais esforço e dedicação na operação 'Geronimo'

Cinco dias depois de anunciar o sucesso da operação que matou Osama bin Laden, o presidente dos EUA, Barack Obama, encontrou-se ontem em Forte Campbell, Estado de Kentucky, com os militares que participaram da missão em Abbottabad, Paquistão.

Mark Humphrey/APTietagem. Militares recém-chegados do Afeganistão cercam Obama em base do Kentucky Acompanhado do vice-presidente, Joe Biden, Obama reuniu-se a portas fechadas com os soldados da Marinha. Por questões de segurança, o único nome dos integrantes da operação "Geronimo" divulgado pelo Pentágono foi o do vice-almirante William McRaven, que comandou a ação. A identificação dos demais militares é crime, de acordo com a lei americana.

Durante a reunião, Obama agradeceu o empenho individual e os riscos assumidos pelo grupo. "Cortamos a cabeça da Al-Qaeda e vamos acabar com ela", disse Obama. "Vamos ter êxito nessa missão."

O presidente desembarcou em Forte Campbell logo depois da divulgação do comunicado da Al-Qaeda no qual confirmou a morte de seu líder máximo e ameaçou realizar novos ataques em represália. A execução do terrorista mais procurado pelos EUA fora posta em dúvida por setores conservadores da sociedade americana ao longo da semana. Em especial, depois da decisão de Obama de não divulgar as fotos do cadáver de Bin Laden e de seu sepultamento no mar.

O fato de a Casa Branca ter duas vezes retificado sua versão inicial sobre o assalto ao complexo no Paquistão alimentou ainda mais as suspeitas dos radicais americanos.

Diante de parte da tropa, reunida em um ginásio de esportes, Obama omitiu a ameaça da Al-Qaeda e afirmou estar aliviado com a morte de Bin Laden. "Vim aqui por uma simples razão: para dizer obrigado", afirmou. "O sucesso da missão foi essencial para a segurança da nação", completou Obama.

O encontro reservado com os integrantes da unidade das Forças de Operações Especiais da Marinha para Mar, Terra e Ar (mais conhecida por sua sigla em inglês, Seal) foi confirmado pelo porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

Obama e Biden ouviram dos militares um relato detalhado sobre a operação em Abbottabad e receberam a Citação Presidencial de Unidade, a mais alta honra coletiva. Em seguida, reuniram-se com os militares do 160.º Regimento de Operações Especiais de Aviação, também envolvidos na missão que matou Bin Laden.

Forte Campbell é a sede da 101.ª Divisão Aerotransportada, tropa permanentemente pronta para atuação à qual os Seal estão subordinados. Na história dessa divisão estão as façanhas de ser a primeira força militar aliada a desembarcar na França no Dia D, durante a 2.ª Guerra. Os comandos participaram das guerras da Coreia e do Vietnã e da Operação Tempestade no Deserto (Iraque, 1991) e atuam nos atuais conflitos no Afeganistão e no Iraque.

A 101.ª Divisão foi igualmente responsável por prover segurança para o ingresso do primeiro afro-americano na Universidade do Mississippi, antes reservada apenas para estudantes brancos. "É uma história muito nobre", resumiu Carney.