Título: Sob pressão, Rebelo ameaçou deixar relatoria
Autor: Salomon, Marta
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/05/2011, Vida, p. A26

Em um dos momentos mais tensos da negociação da reforma do Código Florestal, o relator Aldo Rebelo (PC do B-SP) ameaçou anteontem à noite abandonar o posto e o esforço de um acordo feito até aqui, caso o governo não cedesse um pouco mais nas exigências de recuperar a vegetação nativa nas propriedades rurais do País.

Formalmente integrante da base de apoio do governo no Congresso, Rebelo informou que não aceitaria novos ajustes propostos pelo Planalto no texto que apresentou na segunda-feira. Ruralistas que o apoiam chegaram a propor a votação do texto original, aprovado no ano passado por comissão especial da Câmara, mas rejeitado publicamente pelo Planalto.

Pouco depois de ameaçar deixar a relatoria da reforma do Código Florestal, a portas fechadas, Rebelo dizia publicamente que o governo Dilma "é o governo do diálogo". Era a senha de que insistiria em um texto de acordo para a votação na próxima terça-feira.

"Tentamos ainda um entendimento que permita a unificação do governo com a sua base", disse o deputado, dividido entre o apoio ao governo Dilma e a adesão às teses ruralistas, que veem no Código Florestal um obstáculo à produção.

Ontem, não houve novo debate do texto entre o governo e o relator. A versão do Código Florestal que irá a votação em plenário na terça-feira só deverá ser conhecida na véspera.