Título: Barata é eleito presidente do CCEE
Autor: Andrade, Renato ; Mendes, Karla
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/05/2011, Economia, p. B7

O governo teve que mudar o tom com os agentes do setor elétrico para eleger ontem, por unanimidade, Luiz Eduardo Barata como o novo presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). "Fizemos questão de ir à assembleia. Compareceram quase 80% dos agentes", disse Reginaldo Medeiros, presidente da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).

A entidade recomendou, no início da semana, que todos os associados apoiassem Barata. O mesmo foi feito por Nelson Fonseca Leite, presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e por Paulo Pedrosa, presidente da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace).

Apesar da reconhecida experiência de Barata - atual superintendente da CCEE - fontes do setor disseram ao Estado que o apoio só foi obtido depois que o governo mudou o tom. Tanto que o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, ligou para todos os presidentes de associações com voto na CCEE, anunciando o nome de Barata como a indicação do governo.

A postura do governo já foi bem diferente. O comportamento só mudou depois de agentes privados do setor elétrico terem deixado claro que não querem ingerência no setor. Isso ocorreu no dia 26, quando as empresas votaram contra a prorrogação dos mandatos do presidente do Conselho de Administração da CCEE, Antonio Carlos Fraga Machado, e da conselheira Élbia Melo, por meio de decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.