Título: Dia das Mães é o melhor em 9 anos
Autor: Chiara, Márcia De
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/05/2011, Economia, p. B3

As vendas nacionais do varejo aumentaram 12,4% na comparação anual; é o maior crescimento desde 2003, segundo a Serasa Experian

Nem aumento de juros nem medidas de aperto no crédito foram suficientes para esfriar o consumo do Dia das Mães, como pretendia o governo. Entre os dias 2 e 8 deste mês, as vendas nacionais do comércio varejista aumentaram 12,4% na comparação anual. Foi a maior taxa de crescimento desde 2003, quando a Serasa Experian, empresa especializada em dados financeiros, iniciou a pesquisa.

"O resultado de vendas não só surpreendeu os empresários do varejo como superou as expectativas indicadas em pesquisas que antecederam a data", observa o assessor econômico da Serasa Experian, Carlos Henrique de Almeida. Ele lembra que uma enquete feita com cerca de 900 empresários no início deste mês mostrou que a expectativa de crescimento de vendas era de 9,9%.

Os números da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que levam em conta o movimento de vendas da capital paulista, também superaram as expectativas. As consultas para vendas a prazo aumentaram 7,2% na semana do Dia das Mães em relação ao mesmo período de 2010 e para pagamento com cheque à vista ou pré-datado o acréscimo foi de 10,2%. "A nossa expectativa era de um crescimento médio de 7%, mas acabou dando 8,7%", afirma o economista da ACSP, Emílio Alfieri.

Almeida, da Serasa Experian, diz que um dos destaques do Dia das Mães, a segunda melhor data de vendas depois do Natal, foi a volta do cheque pré-datado para driblar o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras. Esse foi um dos artifícios usados pelo governo nos últimos tempos para conter as vendas financiadas. De fato, Alfieri acredita que uma parcela do aumento das consultas para pagamento com cheque pode decorrer do aumento do uso do pré-datado.

O vigor das vendas do Dia das Mães e do primeiro quadrimestre deste ano é confirmado pelas redes varejistas. As Lojas Cem, por exemplo, registram um crescimento de 20% nas vendas do Dia das Mães na comparação anual. "A nossa expectativa era crescer 15%, mas superamos essa marca", diz o supervisor geral da rede especializada em eletroeletrônicos e móveis, José Domingos Alves.

Ele conta que, para impulsionar os negócios, a empresa ofereceu parcelamento sem juros em cinco e dez vezes sem acréscimo para um grupo de produtos.

No Extra, bandeira do Grupo Pão de Açúcar, as vendas de telefone celular superam as expectativas. A projeção era crescer 25% ante 2010, mas o acréscimo foi de 30%, com destaque para região Centro-Oeste.

No Walmart, as vendas de eletroportáteis, como secadores e chapinhas, aumentaram 40%. Na linha branca, o acréscimo foi de 30% ante 2010, com destaque para forno de micro-ondas e máquina de lavar roupas.

Nabil Sahyoun, presidente da Associação de Lojistas de Shopping (Alshop), relata que, em conversas com grandes redes de confecções, a primeira impressão é de que as vendas superaram a expectativa de crescimento anual de 11%. "Acho que crescemos entre 12% e 13%", diz ele. Segundo o presidente da Alshop, falar em esfriamento do consumo no Dia das Mães e neste mês é algo que está fora da realidade.

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