Título: Após 8 semanas, mercado reduz projeção do IPCA
Autor: Chiara, Márcia De
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/05/2011, Economia, p. B5

Depois de oito semanas seguidas de alta, a projeção central do mercado financeiro para a inflação em 2011 teve pequena queda, segundo a pesquisa Focus, do Banco Central. Pelo levantamento, a expectativa do mercado para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano passou de 6,37% para 6,33%.

Outra notícia boa foi a segunda queda consecutiva na previsão para a inflação nos próximos 12 meses, de 5,34% para 5,27%. Já o cenário para 2012 segue estabilizado com previsão de 5% de alta para o IPCA, acima, portanto, do centro da meta, que é 4,5%.

De qualquer forma, não deixa de ser uma situação mais favorável para o governo o fato de que há cinco semanas seguidas o mercado não eleva sua projeção para a inflação do ano que vem.

Avaliações internas do governo consideram que os dados da Focus divulgados ontem foram os primeiros sinais de confirmação do cenário que estava sendo traçado pelo Banco Central e pelo Ministério da Fazenda em torno da inflação. A área econômica considera que a deterioração das expectativas estava muito vinculada aos dados da inflação corrente e esse processo começaria a ser revertido após a safra de números mais elevados para o IPCA, encerrada na semana passada com a inflação de abril - que ficou em 0,77%, abaixo da previsão do mercado para o mês.

Para a taxa básica de juros (Selic), o mercado elevou a expectativa para o final de 2012, em 0,25 ponto porcentual, para 12,25% ao ano. Ou seja, os analistas esperam um ciclo ainda mais longo de juros elevados no Brasil.