Título: S&P rebaixa de novo títulos soberanos gregos
Autor: Netto, Andrei
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/05/2011, Economia, p. B8
A Grécia voltou ontem ao centro dos interesses dos investidores nas bolsas de valores da União Europeia, depois que a agência de classificação de risco Standard & Poor"s anunciou novo rebaixamento da nota dos títulos da dívida soberana grega, de BB- para B, uma perda de dois graus, seguida de viés negativo.
Em nota, a agência diz perceber entre credores da Grécia "um sentimento crescente" de que a UE poderia estender os prazos de pagamento do primeiro pacote. "Acreditamos que os governos credores da zona do euro pedirão provavelmente um tratamento equivalente dos credores comerciais", diz a agência.
Em resposta, o ministro das Finanças da Grécia, Georges Papaconstantinou, afirmou que considera a avaliação "sem validade", porque seria decorrente de especulações. Em Atenas, entretanto, a hipótese de renegociação dos termos do plano de socorro tem apoio de 45% dos gregos, segundo pesquisas de opinião reveladas ontem.
A S&P afirmou ontem que espera uma perda de 50% a 70% dos títulos soberanos da Grécia no caso de moratória.
Efeito dominó. Por sua vez, a Moody"s colocou o rating B1 dos bônus do governo da Grécia em moeda local e estrangeira em revisão para possível rebaixamento e disse que a nota do país pode ser cortada em vários graus se concluir que há grande risco de a dívida do país seguir em direção insustentável.
Já a Fitch quer rebaixar o rating da Grécia para B ou B-, do nível atual de BB+, segundo edição de hoje do jornal Sueddeutsche Zeitung. Um porta-voz da agência disse que a Fitch não comenta especulações do mercado. / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS