Título: Brasil ameaça retaliar Argentina
Autor: Veríssimo, Renata
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/05/2011, Economia, p. B11

Ministro diz que o país vizinho terá até o fim da semana para apontar uma solução para as barreiras impostas a exportações brasileiras

A Argentina terá até o fim desta semana para apontar uma solução para as barreiras impostas às exportações brasileiras. Caso contrário, o governo brasileiro poderá adotar retaliações contra as exportações da Argentina para o Brasil.

O ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, disse ontem que encaminhou uma carta à ministra da Indústria daquele país, Débora Giorgi, cobrando o cumprimento do acordo acertado em fevereiro para agilizar a liberação dos produtos brasileiros.

De acordo com Pimentel, os relatos dos setores exportadores brasileiros mostram que a Argentina continua ultrapassando o prazo de 60 dias para a concessão de licenças não automáticas e coloca dificuldades na liberação da mercadoria durante o despacho aduaneiro na fronteira entre os países.

"Então não está uma coisa muita correta. Vamos aguardar mais um pouco, até o fim da semana, para ver se há uma mudança", afirmou o ministro.

"Eu fiz uma correspondência para a ministra Débora Giorgi relatando a situação e pedindo à ministra que tome as providências necessárias ao cumprimento do que combinamos no começo do ano", contou.

Pimentel, no entanto, não quis antecipar quais medidas de retaliação o Brasil poderá adotar contra as exportações argentinas para o Brasil. "Eu não quero falar porque essas coisas não são anunciadas de antemão. Temos sempre que dar um crédito de confiança ao governo argentino."

Comércio. O ministro do Desenvolvimento também lembrou que a balança comercial bilateral é superavitária para o Brasil.

"Queremos defender nossos exportadores. Queremos que a Argentina adote práticas condizentes com a relação que temos com eles, mas não podemos esquecer que o saldo é positivo para nós", ressaltou.