Título: Brasil é exemplo para emergentes, diz diretor do FMI
Autor: Netto, Andrei
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/05/2011, Economia, p. B11
O Brasil foi classificado como "um exemplo" para os países emergentes pelo diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o Hemisfério Ocidental, Nicolas Eyzaguirre. O modelo brasileiro de sistema de metas de inflação foi elogiado como uma bem-sucedida estratégia para atingir a estabilidade econômica. Durante o 13º Seminário sobre Metas de Inflação, promovido no Rio pelo Banco Central, ele comentou que as economias que adotam o sistema de metas normalmente demandam tempo maior para absorver choques.
Mas, mesmo com regime de metas e política fiscal eficiente, ele advertiu para a necessidade de acompanhamento dos mercados de crédito, para evitar "surpresas desagradáveis". A iniciativa privada, segundo Eyzaguirre, pode levar a ambientes de excessiva concessão de crédito.
Ele lembrou que, em 2001, os mercados globais viam a economia brasileira com cautela. "Muito aconteceu desde então. Todos estão apaixonados pelo Brasil agora. Mas amor demais também não é muito bom", brincou, pedindo atenção do Brasil aos preços das commodities.