Título: Para especialistas, é hora de comprar ações
Autor: Modé, Leandro
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/05/2011, Economia, p. B4

O momento de instabilidade por que passa a bolsa de valores brasileira pode representar uma boa oportunidade para os pequenos investidores. Essa é a atual avaliação de especialistas em mercado acionário. O argumento é o de que muitos papéis já estão com preços atrativos. O investidor que tiver paciência pode obter lucros razoáveis lá na frente.

"É um bom momento para o investidor identificar uma boa empresa, com uma boa gestão", afirma o chefe de análise da Itaú Corretora, Carlos Constantini. "Para quem visa ao médio e longo prazos, posso afirmar, com grande chance de acerto, que este é um ponto interessante para comprar ações", completa o principal executivo da Corretora Santander, Eduardo Jurcevic.

Nas contas de Constantini, a relação conhecida no mercado financeiro como preço/lucro (ou seja, quanto tempo demorará para o investidor recuperar o dinheiro aplicado nas ações agora) está na faixa de 12 meses, considerando uma média de todas as empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Segundo analistas, é um nível considerado interessante para quem está disposto a comprar ações.

Os analistas observam que, como o cenário atual é incerto, o investidor pode ver seu patrimônio encolher durante algum tempo. Afinal, nem o melhor consultor de ações do mundo é capaz de saber o momento exato em que um ativo atingiu o fundo do poço.

Lucro mais à frente. Em geral, o investidor pessoa física se caracteriza por entrar na bolsa de valores em momentos de alta das ações e sair nos de baixa - movimento oposto ao recomendado por todos os especialistas, porque obviamente resulta em prejuízo.

Ter a coragem de ingressar no mercado em um momento de instabilidade pode significar lucros mais à frente. Repita-se, em um horizonte de médio e longo prazos.