Título: Classe C não quer mimo. Quer pagar menos
Autor: Silva, Cleide
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/05/2011, Economia, p. B12
No segmento de alto luxo, as empresas precisam cativar o consumidor e só conseguem se aproximar da clientela potencial com ações diferenciadas, diz Paulo Roberto Garbossa, da consultoria ADK. "Se não fizer isso, cai na mesmice."
Garbossa diz que, num mercado cada vez mais aguerrido, como o brasileiro, todas as marcas fazem promoções com foco diferenciado para cada categoria. No segmento da classe C, que compra mais modelos populares e médios, "o consumidor não quer mimo, quer pagar menos", diz. No segmento premium, o preço não é problema e o carro não é investimento, mas satisfação de desejo.
A chinesa JAC, que vende os modelos J3 e J3 Turim por R$ 37,9 mil e R$ 39,9 mil, presenteia os compradores com um porta documentos e um chaveiro da marca. A empresa aproveita para alfinetar e informa que "dá de brinde a todos os clientes seis anos de garantia, airbag duplo de série e outros itens que são opcionais nos concorrentes".
O grupo Caltabiano, com 26 concessionárias de marcas que vendem produtos de todos os segmentos, oferece uma caixa de chocolates para os clientes dos modelos mais simples da Volkswagen. Compradores do compacto premium Mini ganharam, no ano passado, uma consultoria de estilo de moda. Durante quatro dias, poderiam usufruir dos serviços de um consultor particular para analisar estilo de vestir, combinações, cores e acompanhá-los às compras.
Festas fechadas para convidados também fazem parte da estratégia adotada pela Caltabiano, diz o gerente de marketing Flávio de Oliveira. A última delas, realizada em janeiro no topo da concessionária do grupo em Pinheiros, reuniu 1,5 mil pessoas para uma balada com direito a show do Beto Barbosa, piscina e mini pista de testes. Outro evento em parceria com a Mini/BMW é a Mini Parade, um roteiro por cidades históricas.
Para Sérgio Kakinoff, presidente da Audi, em eventos diferenciados "o impacto no posicionamento da marca é mais compensador do que as ações convencionais de comunicação".
A Land Rover vendeu 45 veículos no período em que promoveu test drive em Interlagos no ano passado. Este ano, quer ultrapassar esse número, avisa o diretor-presidente da marca, Flávio Padovan.